Serasa mostra perfil dos brasileiros que mais buscaram crédito

Jovens Adultos da Periferia figuram no primeiro lugar da lista

Adultos Urbanos Estabelecidos aparecem no segundo lugar no ranking

Um estudo inédito da Serasa Experian revela o perfil dos brasileiros que solicitaram crédito aos bancos no início do ano de 2015, de 6 de janeiro a 6 de fevereiro. O levantamento leva em conta 11 grupos dominantes da sociedade brasileira, de acordo com a segmentação Mosaic Brasil. De todos os consumidores que buscaram crédito no período, o grupo com o maior percentual é o de Jovens Adultos da Periferia, responsável por 17,6% do total.

O grupo Jovens Adultos da Periferia é composto por moradores adultos de até 35 anos das periferias brasileiras, um dos protagonistas da ascensão da nova classe média. Este grupo é o que detém o maior percentual entre os 11 grupos dominantes da população, reunindo 16,8% dos cidadãos. Os Adultos Urbanos Estabelecidos aparecem em segundo na lista, com 17,0% do total de consultas de crédito, e têm, em geral, entre os 30 e 60 anos, boa escolaridade e já atingiram um padrão de vida relativamente confortável.

Em seguida, entre os grupos com maior percentual de consultas de crédito realizadas pelos bancos, vem a Massa Trabalhadora Urbana, responsável por 14,6% das consultas feitas. Este é outro segmento no qual predominam os jovens adultos de até 35 anos: são pessoas jovens, solteiras, moradoras de grandes áreas urbanas e iniciando suas carreiras. A lista segue com os Donos de Negócio (10,2%), grupo composto predominantemente por homens, na faixa de entre 25 e 55 anos e com negócio próprio. Veja, abaixo, a lista completa.

Quando analisamos o percentual de consultas de crédito dentro de cada grupo, o grupo com maior percentual de indivíduos que tiveram seus nomes consultados pelos bancos é o de Elites Brasileiras, que engloba os adultos acima de 30 anos, com alta escolaridade, bem-empregados ou donos do próprio negócio, desfrutando de alto padrão de vida. Do total de consumidores pertencentes a este grupo, 7% tiveram consultas de crédito feitas pelos bancos no período do estudo. A lista segue com o grupo Donos de Negócio (6,2%) em segundo lugar, Adultos Urbanos Estabelecidos (5,9%), a Juventude Trabalhadora Urbana (5,3%) em quarto, e os Jovens Adultos da Periferia (4,4%) na quinta colocação do ranking.

Fonte: Executivos Financeiros - Tecnologia & Finanças
Data da informação: 13/04/2015

Nenhum comentário: