RSVP

De Wikipedia

RSVP é a abreviatura de Répondez S'il Vous Plaît, expressão francesa que, ao pé da letra, significa "Responda se desejar". No entanto, "s'il vous plaît" é o equivalente a "por favor", em francês. Ou seja, na verdade, RSVP significa "Responda, por favor".
Essa abreviatura, muito utilizada em convites para grandes eventos, significa que o anfitrião pede a confirmação da presença dos convidados, para um melhor planejamento. O anfitrião utiliza as confirmações para fazer uma previsão da quantidade de pessoas que comparecerão ao evento.
O convidado deve responder, o mais rápido possível, se comparecerá ou não. Em geral, o RSVP vem acompanhado de um número de telefone ou um endereço de e-mail, através do qual deve ser feita a confirmação.
O RSVP antigamente era usado apenas para eventos sociais, como casamentos, festas, etc, porém hoje é muito usado em eventos corporativos e políticos.
Em alguns casos, uma presença não-confirmada invalida o convite. Ou seja: só os convidados que constam da lista de confirmações, que fica em mãos do Mestre de Cerimônias, na recepção do evento, podem entrar. Quem não estiver na lista corre o risco de ter sua entrada barrada.

Nenhum comentário: