O texto abaixo, foi escrito para uma formatura por Nizan Guanaes,
> paraninfo de turma na Faap. Olhe só o que este publicitário escreveu...
> è um pouco longo mas vale a pena ler.
> Deve ser por isso que ele é um dos melhores redatores do mundo e dono da
> DM9. Merece ser lido..
>
>
> SUCESSO
> "Dizem que conselho só se dá a quem pede. E, se vocês me convidaram
> para paraninfo, estou tentado a acreditar que tenho sua licença para
> dar alguns. Portanto, apesar da minha pouca autoridade para dar
> conselhos a quem quer que seja, aqui vão alguns, que julgo valiosos.
> Não paute sua vida, nem sua carreira, pelo dinheiro.
> Ame seu ofício com todo o coração. Persiga fazer o melhor.
> Seja fascinado pelo realizar, que o dinheiro virá como conseqüência.
> Quem pensa só em dinheiro não consegue sequer ser nem um grande
> bandido, nem um grande canalha.
> Napoleão não invadiu a Europa por dinheiro.
> Hitler não matou 6 milhões de judeus por dinheiro.
> Michelangelo não passou 16 anos pintando a Capela Sistina por dinheiro.
> E, geralmente, os que só pensam nele não o ganham.
> Porque são incapazes de sonhar.
> E tudo que fica pronto na vida foi construído antes, na alma.
> A propósito disso, lembro-me de uma passagem extraordinária, que
> descreve o diálogo entre uma freira americana cuidando de leprosos no
> Pacífico e um milionário texano.
> O milionário, vendo-a tratar daqueles leprosos, disse:
> "Freira, eu não faria isso por dinheiro nenhum no mundo".
> E ela responde:
> "Eu também não, meu filho".
> Não estou fazendo com isso nenhuma apologia à pobreza, muito pelo
> contrário. Digo apenas que pensar e realizar, tem trazido mais fortuna
> do que pensar em fortuna.
> Meu segundo conselho:
> Pense no seu País. Porque, principalmente hoje, pensar em todos é a
> melhor maneira de pensar em si.
> Afinal é difícil viver numa nação onde a maioria morre de fome e a
> minoria morre de medo. O caos político gera uma queda de padrão de vida
> generalizada. Os pobres vivem como bichos e uma elite brega, sem
> cultura e sem refinamento, não chega a viver como Homem. Roubam, mas
> vivem uma vida digna de Odorico Paraguassu.
> Meu terceiro conselho vem diretamente da Bíblia:
> "seja quente, ou seja, frio, não seja morno que eu te vomito"
> É exatamente isso que está escrito na carta de Laudiceia: seja quente ou
> seja frio, não seja morno que eu te vomito:
> É preferível o erro à omissão. O fracasso, ao tédio. O escândalo, ao
> vazio.
> Porque já vi grandes livros e filmes sobre a tristeza, a tragédia, o
> fracasso.
> Mas ninguém narra o ócio, a acomodação, o não fazer, o remanso.
> Colabore com seu biógrafo. Faça, erre, tente, falhe, lute. Mas, por
> favor, não jogue fora, se acomodando, a extraordinária oportunidade de
> ter vivido.
> Tendo consciência de que, cada homem foi feito para fazer história.
> Que todo homem é um milagre e traz em si uma evolução.
> Que é mais do que sexo ou dinheiro. Você foi criado para construir
> pirâmides e versos,
> descobrir continentes e mundos, e, caminhar sempre com um saco de
> interrogações na mão e uma caixa de possibilidades na outra.
> Não use Rider, não dê férias a seus pés. Não se sente e passe a ser
> analista da vida alheia, espectador do mundo, comentarista do
> cotidiano, dessas pessoas que vivem a dizer: eu não disse!, Eu sabia!
> Toda família tem um tio batalhador e bem de vida.
> E, durante o almoço de domingo, tem que agüentar aquele outro tio muito
> inteligente e fracassado contar tudo que ele faria, se fizesse alguma
> coisa.
> Chega dos poetas não publicados. Empresários de mesa de bar. Pessoas
> que fazem coisas fantásticas toda sexta de noite, todo sábado e domingo,
> mas que na segunda não sabem concretizar o que falam.
> Porque não sabem ansiar, não sabem perder a pose, porque não sabem
> recomeçar. Porque não sabem trabalhar. Eu digo: trabalhem, trabalhem,
> trabalhem. De 8 as 12, de 12 as 8 e mais se for preciso. Trabalho não
> mata.
> Ocupa o tempo. Evita o ócio, que é a morada do demônio, e constrói
> prodígios.
> O Brasil, este país de malandros e espertos, da vantagem em tudo, tem
> muito que aprender com aqueles trouxas dos japoneses.
> Porque aqueles trouxas japoneses que trabalham de sol a sol
> construíram, em menos de 50 anos, a 2ª maior megapotência do planeta,
> enquanto nós, os espertos, construímos uma das maiores impotências do
> trabalho.
> Trabalhe! Muitos de seus colegas dirão que você está perdendo sua vida,
> porque você vai trabalhar enquanto eles veraneiam.
> Porque você vai trabalhar, enquanto eles vão ao mesmo bar da semana
> anterior, conversar as mesmas conversas, mas o tempo, que é mesmo o
> senhor da razão, vai bendizer o fruto do seu esforço, e só o trabalho
> lhe leva a conhecer pessoas e mundos que os acomodados não conhecerão.
> E isso se chama sucesso. '
>
> Nizan Guanaes
>
> "TRABALHE EM ALGO QUE VOCÊ REALMENTE GOSTE
> E VOCÊ NUNCA PRECISARÁ TRABALHAR NA VIDA"

Nenhum comentário: