Você está no Spotlight.

Há alguns anos tive um professor que ao entrar em sala provocava uma mistura estranha de sentimentos e reações. Ele era até engraçado, normalmente de bom humor e era convincente em suas explanações, mas não consigo esquecer a tensão que se espalhava quando sua aula se aproximava.
Era só uma questão de tempo para ele pronunciar aquela frase de toda aula, que poderia fazer com que as batidas do meu coração se acalmassem oudisparassem de vez. Lá vai ele:-"Você está no Spotlight?!" Pronto, meu coração disparou. Hoje era a minhavez de responder suas perguntas na aula, cada dúvida, complemento, lições anteriores eram primeiramente dirigidos a mim.
Ficava claro o suspiro de alívio e o sorriso com um ar de gozação de meus colegas. Apesar do clima de bom humor em que a aula se dava, a tensão era alta, não tinha jeito. Lá estava eu sendo testado em meus conhecimentos demacro-economia. Não só os meus conhecimentos, mas minhas atitudes, afinal eu estava sendo exposto aos olhos de outros 35 colegas com suas opiniões, julgamentos, dúvidas, certezas e novas perspectivas sob a minha pessoa.
Para os que não estão habituados com este jargão, Spotlight é aquele canhão de luz que acompanha os artistas em suas performances. O Spotlight o destaca, faz com que, apesar de tudo que possa estar acontecendo num palco,os olhos dos espectadores voltem-se para o artista, que naquele momentopassa a ser o principal. O Spotlight o coloca em evidência, aumenta osdetalhes de suas expressões faciais, sua voz, atitudes, movimentos, erros eacertos, não há como fugir.
O conceito de Spotlight em minha vida começou a ficar mais claro quando comecei a trabalhar como líder numa organização, na época mais como chefe do que como líder! Aprendi a duras penas a lição mais óbvia da liderança: Liderança é exemplo.
Este foi um aprendizado sofrido: Pessoas em posição de chefia, queiram elasou não, estão sempre no Spotlight. Onde quer que estejamos, se somos chefesde alguém, presidente, gerente ou supervisor, um professor, político,médico, ou qualquer profissional de influência sobre outras pessoas,estamos no Spotlight.
E estar no Spotlight é uma responsabilidade. Uma responsabilidade inata ao cargo ou profissão que escolhemos.
Infelizmente o que temos presenciado em muitas das organizações de nosso país são profissionais com a chamada "Síndrome da primeira infância" ,aqueles que ao fecharem os olhos pensam que estão escondidos, que ninguémos vê.
São gerentes que se comportam de uma determinada maneira com seus subordinados e de outra com seus diretores. Chefes que exigem pontualidade,mas chegam atrasados. Que exigem trabalho em time de sua equipe, mas fazemfofoca de seus colegas. Donos de empresa que colocam regras e padrões,apenas para os outros seguirem. Presidentes e diretores que enxergam apenasnos níveis abaixo a necessidade contínua de capacitação e superação.
Professores que reclamam de seus alunos, mas se comportam como "alunos" aofazerem um curso de especialização. Médicos que "brigam" com seus pacientes pelo estilo errado de vida, e não seguem seus próprios conselhos. Cidadãos que reclamam dos políticos, mas não perdem nenhuma oportunidade de levarvantagem.
Verdadeiros líderes sabem da existência do Spotlight, e sabem do seu efeito negativo em situações de incoerência ou dicotomia entre fala e ação.
Para não cair em paranóias, por estarem sempre sendo observados, ou em comportamentos psicóticos - onde qualquer ação possui uma justificativa - estes líderes adotaram duas estratégias simples e de alto índice desucesso: Falam sempre a verdade (pois há menos risco de cair emcontradição) e buscam fazer aquilo que acreditam (e não aquilo que seria politicamente correto ou esperado pelos outros).
Esta fórmula simples tem amenizado vários conflitos intrapessoais e otimizado de forma significativa os resultados de empresas e equipes geridas por estes tipos de líderes.
Tive a sorte de ser "colocado" no Spotlight por várias vezes, na vida e nasaulas. A tensão me fez enxergar a necessidade de aprender e buscar novoscomportamentos. Cada semana eu me preparava melhor para responder asperguntas que fatalmente viriam do meu professor. Passei em Macro Economia e não saí mais do Spotlight.

"O que você faz fala tão alto, que eu não consigo ouvir o que você diz."
Ralph Waldo Emerson - escritor, filósofo e poeta

Virtual Barber Shop - Barbeiro virtual

Ouça este áudio com fone de ouvido estéreo e tenha uma experiência sensacional de holofonia!

http://br.youtube.com/watch?v=IUDTlvagjJA